NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 19/03/2018 - 20:58
Conceição Evaristo ressalta condição de mulher negra no "Trilha de Letras"

Considerada uma das escritoras negras mais expressivas das últimas décadas, Conceição Evaristo é a entrevistada de Raphael Montes no programa “Trilha de Letras”, que vai ao ar nesta terça-feira (20/03), às 21h15, na TV Brasil. No bate-papo, a escritora de origem humilde - era filha de lavadeira e foi criada numa favela de Belo Horizonte - conta que a literatura fez parte de sua vida desde criança.

“Nasci rodeada de palavras. Não nasci rodeada de livros. Mas a literatura sempre me acompanhou”, diz Conceição, dona de um currículo que inclui um doutorado em literatura, um Prêmio Jabuti (em 2015) e textos publicados no exterior. “O negro, dependendo do lugar que está, ainda causa um certo estranhamento. O imaginário brasileiro está acostumado a ver as mulheres negras como boas cozinheiras, lavadeiras e sambistas”, resume a escritora.

Na conversa com Raphael Montes, Conceição Evaristo diz que toda a sua obra literária é marcada profundamente pela condição de mulher negra na sociedade brasileira. “Do enredo à escolha dos personagens, as mulheres negras são as protagonistas, estão no centro da história nos meus livros”, afirma.

No programa, Raphael Montes e Conceição Evaristo também conversam sobre toda a engrenagem que envolve o sistema literário no Brasil e no mundo, formado por editoras, críticos, mídia, prêmios. “E muitas vezes, em vez de promover o encontro, o sistema segrega”, afirma Raphael. “O mercado literário, o circuito literário, é só mais uma casinha no cenário racista brasileiro”, observa o escritor Allan Rosa. 

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.