Com a alta no desemprego, o comércio eletrônico (e-commerce)
tem sido a saída para muitas pessoas, já que não requer investimento inicial
alto. O ‘Pequenas Empresas Grandes Negócios’ neste domingo (18/03) mostra dois
exemplos bem-sucedidos neste segmento e traz as dicas do consultor Sandro Ivo.
Ele explica que ter capital de giro é tão importante quanto
ter dinheiro para abrir a loja virtual. Para quem está começando, outra dica é
se planejar para o atendimento ao cliente ser o mais rápido possível.
O programa também mostra uma startup de segurança em
Florianópolis, que uniu vários sistemas como câmeras, alarmes e travas de
portas em um único aplicativo. Segundo a Federação Nacional de Empresas de
Segurança de Transporte de Valores, o setor de segurança privada movimenta mais
de R$ 30 bilhões no Brasil. A tecnologia chega até o cartão de ponto.
Com um programa, os funcionários que trabalham fora da
empresa podem bater o ponto pelo tablet. A pessoa digita a matrícula, uma senha
e marca se está fazendo a entrada ou a saída. A foto em “selfie” é a garantia
de que o registro está sendo feito pelo próprio funcionário.
Um caso de sucesso no segmento da alimentação é outro tema do
programa. Dois empresários que já trabalhavam no ramo resolveram investir em
uma rede de fast food de comida caseira em praças de alimentação de shoppings.
No cardápio, tem salada em pote, grelhados, massa e o carro-chefe: a galinhada
cremosa. Para padronizar o atendimento, a empresa criou uma escola de
colaboradores, presencial e online. O faturamento da rede ano passado foi de R$
6 milhões.
O ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’ vai ao ar na TV
Globo, logo após o ‘Antena Paulista’, em São Paulo, e depois do ‘Globo
Comunidade’, no restante do Brasil.