NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 10/03/2018 - 20:50
"Globo Rural" conhece projeto de manejo de camarão na Ilha das Cinzas

Um projeto de manejo de camarão mudou a vida da população ribeirinha da Ilha das Cinzas, na Amazônia. Em 2001, a iniciativa foi escolhida como a “Melhor Tecnologia Social” pela Finep, por criar uma armadilha capaz liberar os filhotes, permitindo a continuidade da reprodução da espécie. O valor do prêmio promoveu mudanças na comunidade.

“A Ilha das Cinzas acabou se tornando um campo de pesquisa, com projetos de saneamento, diversidade produtiva e fornecimento de energia sustentável”, explica a repórter Hellen Santos, que foi até a fronteira entre o Pará e o Amapá para fazer a matéria que o ‘Globo Rural’ exibe neste domingo (11/03).

Uma das novidades apresentadas pela reportagem permite o tratamento de esgoto, processo até então inexistente na localidade. Já o consumo de água do rio também está diferente: o que antes era estocado em tambores, agora é armazenado em caixas d’água com filtros especializados, construídos pelas próprias famílias.

“O mais legal da Ilha das Cinzas é o engajamento dos moradores, que participam da gestão. Quando a comunidade olha para o sistema e para o meio ambiente, as coisas funcionam muito bem”, conclui a repórter.

O ‘Globo Rural’ vai ao ar na TV Globo, depois de ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2018  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.