No terceiro trimestre de 2016, mais de 250 mil brasileiros
tiravam seu sustento da venda de comida de rua. No mesmo período do ano
passado, esse número saltou para mais de 501 mil. O fenômeno é uma alternativa
para a crise, mas requer alguns cuidados. O ‘Pequenas Empresas Grandes
Negócios’ deste domingo (25/02) mostra como acertar a situação com os órgãos
responsáveis e quais os procedimentos solicitados.
A especialista em alimentos e bebidas, Concetta Marcelina,
diz que cada cidade tem suas próprias regras, mas geralmente ambulante e
empresas que comercializam comida precisam seguir as normas da Vigilância
Sanitária, que inclui o curso de manipulação de alimentos.
Um exemplo é o casal Renata e Rodrigo, que começou a vender
sanduíches em 2004. Com a licença para estacionar a barraca em uma rua
estabelecida pela prefeitura de São Paulo, eles cumprem todas as normas de
higiene. Ao todo, vendem 150 lanches por dia, e a perspectiva é positiva:
pretendem trocar os equipamentos e investir em um trailer. Eles mostram no
programa quais foram as adaptações necessárias para o sucesso.
O ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’ vai ao ar na TV
Globo, logo após o ‘Antena Paulista’, em São Paulo, e depois do ‘Globo
Comunidade’, no restante do Brasil.