Esportes de combate, como o MMA e o boxe, se tornaram
espetáculos midiáticos que conquistam grandes audiências. Esse é o tema do “Mídia
em Foco” desta segunda-feira (26/02), às 22h45, na TV Brasil.
Para debater o assunto, o programa recebe Eduardo Galetti
Alexandre, vice-presidente de produção e programação do UFC; o jornalista
Eduardo Ohata, especialista em boxe e MMA; e Nikolas Fonseca, diretor das
séries “Viver para Lutar” e “Nascidos para o Combate”.
Os esportes de luta existem há milhares de anos. O boxe e o
pancrácio, luta de origem grega precursora do vale tudo, por exemplo, já faziam
parte dos Jogos Olímpicos na antiguidade. Mas quando os confrontos passaram a
ser filmados, com as divisões em rounds e a limitação espacial dos ringues, se
transformaram em espetáculo cinematográfico ideal.
Desde 1894, quando foi filmada a primeira luta, uma disputa
entre os pugilistas Mike Leonard e Jack Cushing gravada no estúdio Black Maria
de Thomas Edison, os combates esportivos sempre estiveram presentes na mídia.
Enquanto algumas modalidades como judô e taekwondo têm
visibilidade apenas em grandes eventos multiesportivos, como os Jogos
Olímpicos, o MMA e o boxe são mais midiáticos.
Nikolas Fonseca avalia o diferencial mercadológico desses
esportes. “A publicidade nos esportes de combate tem a ver com combatividade e
com nível de retorno que essas artes podem te dar. E visualmente, não dá pra
você negar que o MMA e o boxe são mais atraentes para o olhar”, afirma.
Para Eduardo Galetti, o perfil de superação dos atletas é
também um dos ingredientes que contribuem para fomentar a paixão e a audiência
no mundo das lutas esportivas: “Cem por cento das histórias sobre lutadores de
MMA e de boxe são histórias de pessoas que saem de uma condição muito
complicada e chegam no topo. Então ele é um perfeito perfil da narrativa do
herói”, defende. Filmes como Rocky, de Silvester Stalone, confirmam essa
lógica.
O jornalista Eduardo Ohata aponta a motivação dos atletas
como uma característica que também mobiliza os espectadores e alimenta o
cenário midiático: “Eles lutam por uma coisa: em segundo lugar o dinheiro, mas
em primeiro lugar a glória, fazer parte da história”.