NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 10/02/2018 - 18:56
"Globo Rural" destaca aumento da produção de mel das colmeias na Bahia

A reportagem de Nélson Araújo para o “Globo Rural” deste domingo (11/02) mostra que, no Sul da Bahia, uma técnica curiosa foi adotada para aumentar a produção de mel das colmeias: desenvolver abelhas rainhas em laboratório.

O agrônomo Ediney Magalhães, da Ceplac - Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira - de Itabuna, domina essa técnica. Ele explica que o trabalho envolve seleção e coleta de larvas de abelhas sadias. As larvas são criadas em realeiras artificiais até se transformarem em abelhas rainhas. As realeiras são cúpulas feitas de cera, que imitam o ambiente natural das colmeias. Os pesquisadores da Ceplac também fabricam o alimento das futuras rainhas, à base de açúcar e mel.

As abelhas se desenvolvem em laboratório durante 32 dias. Assim que acontece a eclosão, as novas rainhas são levadas para as colmeias de pequenos produtores. Eles fazem parte do Projeto Rainha, que envolve 400 famílias da região.

Com a orientação técnica, esses criadores começaram a mudar de vida nos últimos anos. Quem antes produzia 20 quilos de mel por colmeia, hoje chega a 70. O aumento da produção também trouxe melhoria na renda e na qualidade de vida dos criadores.

O ‘Globo Rural’ vai ao ar na TV Globo depois de ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2018  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.