NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 12/01/2018 - 16:48
Instituto Chefs Especiais: "Programa Especial" conhece primeiro café inclusivo do Brasil

Neste sábado (13/01), a partir do meio-dia, na TV Brasil, o “Programa Especial” aborda várias facetas do universo da síndrome de Down. A repórter Fernanda Honorato foi até São Paulo conhecer o primeiro café inclusivo do Brasil, iniciativa do Instituto Chefs Especiais comandada por pessoas com Down.

No bate-papo, a responsável Simone Berti destaca o objetivo de mostrar o quanto as pessoas com síndrome de Down têm total capacidade de trabalharem não só em um café, como em qualquer outro tipo de estabelecimento.

O programa traz também uma entrevista com a pedagoga Alessandra Maltarallo. Mãe da Clarice, que tem onze anos e síndrome de Down, ela fala sobre o livro que escreveu inspirado na filha, chamado “As aventuras de uma criança Downadinha”.

"Ela não é a síndrome de Down, ela é a Clarice, uma menininha feliz que quer fazer amigos. E, aí, a gente mostra como ela gosta de se fantasiar... De como gosta de ir para a escola, de fazer balé, de fazer natação", diz Alessandra ao destacar a importância dos aspectos positivos da vida das crianças com deficiência e a sua esperança de que, com o tempo, a sociedade vá incluí-las cada vez mais.

Primeira repórter com síndrome de Down no país, Fernanda Honorato conversa ainda com Leticia Laet, fotógrafa e surda oralizada, que conta sua experiência de fotografar pessoas que também têm deficiência.

"A experiência foi maravilhosa. Enquanto eu estava tirando foto, eles expuseram suas intimidades e isso me fez perder a vergonha de falar com a minha voz, me fez perceber que não importa se eu falo certo ou errado, é minha voz", afirma.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2018  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.