O cinema versus o vídeo on demand. Este é o tema do programa “Mídia
em Foco” que vai ao ar nesta quarta-feira (06/12), às 22h30, na TV Brasil. Na
atração, especialistas falam sobre as mudanças sofridas nos últimos anos na
chamada janela de exibição, que é o período exclusivo que uma produção
cinematográfica tem em cada mídia.
Até pouco tempo, o modelo padrão funcionava assim: um filme
estreava no cinema, depois ia para as locadoras, em seguida para a TV a cabo e
por último chegava à TV aberta. Mas a popularização do vídeo on demand mexeu
com esse paradigma.
“A gente está na época do compartilhamento, tudo é
compartilhado, e estamos na época dessa circulação expressa”, diz Maurício
Andrade Ramos, Diretor-Presidente da SPCine. “Os interesses econômicos dos
vários envolvidos, da sala de cinema, do produtor, do distribuidor e do público
final vão acabar se alinhando”, aposta Sabrina N. Wagon, CEO da Elocompany.
Antigamente, a exclusividade de exibição nos cinemas era de
no mínimo dois anos. Hoje, é de apenas três meses. E às vezes, o filme nem
sequer é lançado na telona. “Os grandes grupos de mídia perceberam que eles
precisam estar nas plataformas digitais”, completa Fernando Lauterjung,
jornalista especializado em cinema.