NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 16/11/2017 - 20:47
GloboNews exibe documentário "Sertanias" com cenários de uma das maiores obras de Guimarães Rosa

"Uma autobiografia irracional". Foi assim que Guimarães Rosa definiu seu "Grande Sertão: Veredas", um dos livros mais importantes da literatura brasileira. Percorrer os cenários dessa obra tão emblemática, que se passa no sertão de Minas Gerais, foi a chave para Juliana Dametto Guimarães Rosa, sobrinha do autor, mergulhar na personalidade do tio, dando origem ao documentário "Sertanias", que a GloboNews exibe neste sábado (18/11), às 20h30. A produção marca os 50 anos de morte de Guimarães Rosa.   

O percurso é exaustivo. Os participantes acordam às 4h da manhã e começam a andar às 6h. A média é de 30km por dia, com uma temperatura que oscila entre o frio e o calor intenso. Eles partem de Sagarana, uma vila que fica no município de Arinos, a 200km de Brasília, e a chegada é em Chapada Gaúcha, na porta de entrada do Parque Nacional Grande Sertão Veredas. Pelo caminho, além de veredas, chapadas e chapadões, Juliana e Alexandre encontraram histórias comoventes, que mostram a universalidade e a atemporalidade da obra de Rosa. Uma dessas histórias é a de Cida Miranda, que também participou da caminhada e conta como o pai foi morto por um fazendeiro da região.  

Quem leu o romance vai identificar as paisagens que aparecem ao longo do documentário. Um dos maiores estudiosos da obra de Guimarães Rosa também viajou com a equipe da GloboNews. O alemão Willi Bolle, professor de literatura da USP, veio para ao Brasil em 1966, depois de se apaixonar por “Grande Sertão: Veredas”. Ele já percorreu alguns roteiros do sertão mineiro que aparecem no livro, mas é a primeira vez que conhece o Vale do Urucuia.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.