De acordo com um estudo da consultoria Bain & Company, o
mercado de bens de luxo pessoal vai faturar US$ 289 bilhões este ano. Porém,
seus consumidores estão abrindo mão das grandes grifes internacionais para
valorizar a produção local e redescobrir o "feito à mão", a qualidade
da matéria prima e a originalidade. Este é o conceito do pós-luxo, segmento que
o Mundo S/A aborda no sexto episódio da temporada, que vai ao ar nesta
segunda-feira (23/10), às 23h, na GloboNews.
No Rio de Janeiro, Maria Prata foi conhecer o restaurante
Lasai, com menu degustação a partir de R$ 295. O cardápio muda diariamente, de
acordo com os ingredientes disponíveis, parte deles plantados na horta do
próprio local. Em São Paulo, João Mostacada foi até a Dpot. A loja inaugurou
uma submarca específica para garimpar objetos e artesanato de várias partes do
país.
Cadu Novaes mostra um espaço na Vila Madalena, também em São
Paulo, que produz terrários e arranjos feitos à mão. Os produtos do Flô Atelier
Botânico podem custar até R$ 13 mil. Em Nova York, Carolina Cimenti apresenta
um pequeno ateliê de móveis de madeira. A Tokem lança apenas uma coleção por
ano, de aproximadamente 20 peças artesanais.