NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 21/10/2017 - 20:57
Documentário no SescTV aborda universo da esquizofrenia em hospital psiquiátrico de Portugal

Neste sábado (21/10), às 22 horas, o SescTV exibe o documentário Pára-me de Repente o Pensamento (2014, 100 min., POR), dirigido por Jorge Pelicano, mostra o cotidiano de pacientes do Centro Hospitalar Conde Ferreira, no Porto, primeiro hospital psiquiátrico de Portugal, fundado em 1883, referência em saúde mental naquele país e no mundo. Apresentando o universo da esquizofrenia, onde lucidez e loucura disputam o mesmo espaço, o filme também acompanha o ator Miguel Borges a procura de seu personagem, Ângelo de Lima (1872 - 1921), poeta e pintor português, que foi internado ali em 1894, com diagnóstico de ”delírio de perseguição”. O ator permanece no hospital durante as três semanas que participou de uma peça teatral realizada pelos pacientes em comemoração aos 131 anos do Centro Hospitalar.  

Depoimentos revelam o comportamento de cada enfermo, que vão desde o bom humor, capacidade para organizar pensamentos e lucidez, até momentos de loucura, desencadeados pela esquizofrenia, que faz com que o doente viva em um mundo só seu, fora da realidade. Um dos internados fala que sofre de esquizofrenia paranoide e delírios místicos e, durante uma crise, já andou nu pelas ruas.  Outro, mostra suas pinturas, nas quais expressa seus medos, angústias e figuras de seu inconsciente.

Para compreender melhor o que acontece com os pacientes e interpretar com mais segurança o seu personagem na peça, Miguel Borges ouve os enfermos, que expõem seus conhecimentos de vida e como esquizofrênicos. O ator lê trecho do poema Pára-me de Repente o Pensamento, de Ângelo de Lima, para um dos doentes e, juntos, tentam analisar o texto.  

Trechos da encenação da peça, que recorda a visita do Rei Dom Manuel ao Centro Hospitalar Conde Ferreira, há mais de 130 anos, são apresentados no documentário, que tem o título emprestado de poema de Ângelo de Lima, publicado em junho de 1915, no número 2 da revista literária Orpheu, dirigida pelos poetas Fernando Pessoa e Mário Sá-Carneiro.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.