NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação
 
MANCHETES

» 15/10/2017 - 20:33
TV Cultura exibe documentário "Alimentação para o Futuro" nesta semana

A volta para uma comida mais natural ou minimamente processada, como era consumida por nossos antepassados, é o eixo do documentário inédito Alimentação para o Futuro, que a TV Cultura exibe na próxima quarta-feira (18/10), à meia-noite, e no domingo, 22 de outubro, às 22h30, na semana de comemoração do Dia Mundial da Alimentação. 

Dirigido por Valdemar Jorge, da Noturna Filmes, e realizado com recursos do Ministério da Cultura e patrocínio do Atacadão, o especial enaltece as várias culinárias brasileiras, em comparação com a de outros países, como os Estados Unidos, onde a comida de verdade foi praticamente abolida em favor de produtos industrializados. Mostra, também, que o futuro da alimentação está na tradição cultural e nas hortas orgânicas, inclusive na agricultura urbana.

O documentário, que teve a consultoria técnica da professora e nutricionista Cláudia Treumann, passeia pelas várias regiões do país para explorar e misturar os três grandes vértices da culinária nacional - o indígena, o europeu e o africano – e mostra que uma alimentação saudável está sempre associada ao uso de ingredientes frescos e disponíveis na natureza.

Alimentação para o futuro conta com depoimentos do médico Carlos Augusto Monteiro, autor do Guia Alimentar do Brasileiro; dos professores Romero Ximenes, antropólogo e sociólogo da UFPA, Jefferson Bacelar, do Centro de Estudos Africanos da UFBA; Carlos Alberto Dória, autor de livro sobre a formação da culinária brasileira; da historiadora Carolina Figueira ; do agricultor orgânico Geraldo Rodrigues; da engenheira de alimentos da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de SP) Anita Gutierrez; da jornalista Cláudia Visoni, fundadora da Horta das Corujas; e do chef de cozinha Alex Atala , de São Paulo.

A tradição indígena é bem representada na região Norte, em Belém do Pará, onde o açaí, o guaraná e o tucupi ou técnicas como a puqueca, em que peixes são assados em folhas de plantas, participam da alimentação cotidiana. A influência africana se manifesta plenamente em Salvador, na Bahia, onde o azeite de dendê é ingrediente dominante e se destacam pratos como o acarajé, o efó e o caruru.

A força da culinária europeia aparece nos doces mineiros da região de Ouro Preto. O tom geral é que a alimentação brasileira se sustenta sobre essas três influências, que se articulam para criar uma culinária nacional. O arroz e feijão, por exemplo, combinação clássica do prato brasileiro, mistura o arroz trazido pelos europeus a partir do século XIX com o feijão americano.

Alimentação para o futuro ouve também importantes chefs de cozinha das três regiões visitadas que preparam um prato tradicional e falam de suas experiências com ingredientes nativos. O premiado paraense Leonardo Modesto, em Belém, exibe a preparação na puqueca de um peixe chamado filhote, marinado em temperos como o cipó de alho e a alfavaca.

A chef Angélica Moreira, do restaurante Ajeum da Diáspora, em Salvador, faz um efó, prato que ela define como “afetivo e familiar”, de origem africana, que utiliza ingredientes como o camarão seco e a língua de vaca (espinafre).

Já em Ouro Preto, no distrito de Santo Antônio do Salto, a cozinheira Heloísa Moutinho prepara um prato clássico da cozinha mineira com o umbigo de banana: angu, com feijão, couve e carne de porco.

O documentário detém-se também sobre o desperdício em toda a cadeia de produção e comercialização dos alimentos. Essas perdas, muitas vezes, estão associadas aos problemas banais como a estética de produtos agrícolas, quando os mais feios são descartados porque estão fora do padrão de consumo. Na Central de Abastecimento de São Paulo (CEAGESP), 1% das 11 mil toneladas de alimentos comercializadas por dia é descartado.

O fenômeno das hortas urbanas, que começam a proliferar em parques e áreas livres de grandes metrópoles, como São Paulo, e o consumo de plantas alimentícias não convencionais (PANCs) ganham destaque.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.