NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 17/09/2017 - 20:21
Curtas-metragens premiados narram relações de amizade e de paixão envolvendo deficientes no SescTV

Histórias de amizade e de paixão envolvendo deficientes físicos permeiam os curtas-metragens premiados Carreto (2009, 12min., BA), ficção dirigida por Marília Hughes e Cláudio Marques, e O Céu do Andar de Baixo (2010, 15 min., MG), animação de Leonardo Cata Preta, que o SescTV exibe, pela primeira vez, na próxima quinta-feira (21/09), às 21h.

Os filmes integram a série Diferente Como Todo Mundo, que aborda a vida de pessoas com deficiências físicas ou mentais, com curadoria de Zita Carvalhosa. As produções exibidas nas séries participaram, em épocas distintas, do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, fundado por Zita.  

No filme Carreto, o jovem Tinho, que trabalha fazendo entregas com seu carrinho de mão, conhece, em um de seus trajetos, Stephanie, uma garota paraplégica cuja cadeira de rodas está quebrada. Sem conseguir consertá-la para sua nova amiga, Tinho tem uma ideia. A produção ganhou os prêmios de Melhor Curta e de Melhor Roteiro, no Festival de Cinema de Gramado, em 2010; o de Melhor Som, no Iguacine - Festival de Cinema de Nova Iguaçu, em 2010; além do Prêmio Onda Curta, no Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, em 2010.

Na animação O Céu do Andar de Baixo, Francisco, cuja doença rara descalcifica os ossos de seu pescoço, desde os 12 anos, tem o hábito de fazer fotografias do céu. Um dia, algo diferente aparece em uma de suas fotos. Ele conhece a jovem vizinha que vive no andar de baixo, e toda a sua rotina se altera. O curta foi contemplado com os prêmios Diretor Revelação, Escolha do Público e Menção Honrosa do Cineclube, no Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira (Portugal), em 2010; Melhor Curta  Prêmio da Crítica do Cine Ceará, em 2011; e Melhor Roteiro no Festival de Cinema de Triunfo, em 2011.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.