Neste mês, o SescTV estreia uma série de programas
inéditos gravados durante a 4ª edição do MIRADA - Festival Ibero-Americano
de Artes Cênicas de Santos, em 2016, e dirigidos por Diego Lajst. Os
documentários são compostos por trechos de espetáculos que participaram dessa
edição do festival. Tratando de questões importantes sobre o fazer cênico, o
evento teve a participação de profissionais da área, entre atores, diretores,
pesquisadores, coreógrafos e bailarinos, que a partir de seus conhecimentos e
impressões, fomentam a discussão sobre as artes do palco. As produções abordam
ainda o papel social do teatro e sua relação arquitetônica e política com a
cidade.
As exibições dos documentários começam neste sábado (16/09) com três produções: Mirada: Vibrações do
Corpo, às 15h30; Mirada: Teatro da Vida, às 20h30; e Mirada:
Arte Engajada, às 23h. No domingo (17/09), às 17h30, é a vez do Especial
Mirada 2016.
O programa Mirada: Vibrações do Corpo exibe cenas de espetáculos que
coreografam as emoções através dos corpos. São eles: Monotonia de
Aproximação de Fuga de 7 Corpos (Brasil), sobre o processo de criação da
Cena 11 Cia. de Dança, dirigida por Alejandro Ahmed; a peça Caranguejo Overdrive (Brasil),
do grupo Aquela Companhia, dirigido por Marco André Nunes, que ressalta a
questão da violência, como um fenômeno que se manifesta lentamente; e ACapela (Chile),
dirigido pela bailarina e coreógrafa Javiera Peón-Veiga, que aborda a sutileza
da sonoridade do fôlego, e este como um sopro permanente.
Em Mirada: Teatro da Vida, espetáculos dialogam com a vida e a morte.
São eles: Cuando Todos Pensaban que Habíamos Desaparecido (México),
dirigido por Damián Cervantes e encenado pela trupe Vaca 35, apresenta uma
reflexão sobre pessoas que morreram e as lembranças que outros guardam delas; No
Daré Hijos, Daré Versos (Uruguai), escrito e dirigido por Marianella
Morena, aborda a vida da poetisa Delmira Agustini, a primeira mulher a
escrever literatura erótica na América Latina e a se divorciar no Uruguai. Psico
/ Embutidos, Carnicería Escénica (México), da Compañia Titular de Teatro
de la Universidad Veracruzana, encena a metáfora do processo de digestão, em
paralelo com a representação da existência humana. Na obra, a carne é
considerada história, e o corpo é um amontoado de vísceras, de tempo, ideias e
emoções.
Já Mirada: Arte Engajada discute questões políticas apresentando
depoimentos de atores e trechos dos espetáculos: O Avesso do Claustro (Brasil),
com a Cia do Tijolo, dirigida por Rodrigo Mercadante e Dinho Lima Flor, que
aborda a vida do bispo católico Dom Hélder Câmara; Trilogía Boliviana (Bolívia),
com o grupo Kinknteatr e direção de Diego Aramburo, apresenta três peças
independentes: Ukhupacha - Morales; Kaipi - Morales; e Hejarei -
Inmortales, que trazem uma reflexão sobre a Bolívia; O Ano em que Sonhamos
Perigosamente (Brasil), da trupe pernambucana Magiluth, dirigida por Pedro
Wagner, que narra o drama de cinco homens que treinam incansavelmente em busca
de novas formas e composições para realizar algo belo, mas cujo nome ainda não
se sabe; e Zululuzu (Portugal), da companhia Teatro de Praga, que
traz como título uma nova palavra para contextualizar a passagem de Fernando
Pessoa por Durban, na África do Sul.
Todos os programas mencionados serão reapresentados juntos no Especial
Mirada 2016, que vai ao ar em no domingo (17/09), às 23h.