NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 15/08/2017 - 23:17
Histórias de mudos, surdos e cegos marcam "Profissão Repórter" nesta quarta

Hoje, no Brasil, há cerca de 6,5 milhões de deficientes visuais e quase 10 milhões de deficientes auditivos. Os números, ainda que expressivos, não são suficientemente capazes de demonstrar o que é a realidade. Para mostrar como é viver sem esses sentidos, o ‘Profissão Repórter’ desta quarta-feira (16/08) conhece histórias surpreendentes.

A missão de Erik von Poser era encontrar pessoas com a Síndrome de Usher. “Eu nunca tinha ouvido falar sobre isso”, conta ele a respeito dessa doença genética e progressiva que faz com que a pessoa vá perdendo a audição e a visão ao longo da vida. Após pesquisas, conheceu um grupo que ensina os portadores a velejar, na represa Guarapiranga, em São Paulo. Lá, encontra Cláudio Jorge, que é cego, surdo e mudo. “O interessante é que ele é casado com uma mulher que também tem a síndrome, mas ela aprendeu a falar”, explica.

Para Jorge, o único meio de se comunicar é tateando as mãos de uma pessoa que esteja fazendo linguagem de sinais (libras). No caso da esposa, Claudia Sofia, ela utiliza um método muito complexo e raro: coloca as mãos no rosto de quem está falando e consegue compreender tudo o que é dito. 

Com uma visão de esperança, o repórter Estevan Muniz apresenta o caso do pequeno Huan, de 2 anos que ouve nada. O programa acompanhou o procedimento de fazer um implante cocliar, que são duas próteses dentro dos ouvidos. Passados 40 dias, era o momento de ativar o aparelho e fazer com que aquela criança ouvisse pela primeira vez na vida.

A repórter Isabella Faria mostra histórias de recomeço de pessoas que agora precisam reaprender a fazer tarefas, como andar dentro da própria casa e cozinhar as refeições diárias.

O ‘Profissão Repórter’ vai ao ar na TV Globo, depois do futebol.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.