Quando o assunto é beleza e inovação, as paulistas Erica e
Adriana dão show de empreendedorismo. As empresárias lançaram um adesivo
antirrugas há dois anos e aproveitaram a onda de otimismo do mercado de cosméticos
do Brasil, que tende a crescer 14% até 2020. O “Pequenas Empresas & Grandes
Negócios” deste domingo (23/07) mostra como as duas investiram R$ 150 mil em
pesquisas, testes e maquinário para desenvolver um produto que preenche rugas e
sinais de expressão, e que já faturou R$ 400 mil só no primeiro ano. Ao todo,
são cerca de 3 mil testes anuais, que checam as chances de alergia, irritação e
eficácia, além da realização de um árduo trabalho com mídias digitais para
promover o produto na internet.
Outra história inspiradora é a de Willian Plassa. O
empresário de São Paulo usou o conceito da internet das coisas para desenvolver
o monitoramento remoto de aquários, capaz de controlar digitalmente o ambiente
aquático por meio do celular ou do tablet. O negócio conta ainda com uma
luminária que reproduz fenômenos da
natureza - amanhecer, anoitecer e relâmpagos - e simula o oceano para os
peixes domésticos. O programa acompanha o sucesso do empreendimento, cujos
testes e protótipos custaram R$ 150 mil, e que chega a faturar até R$ 25 mil
por mês.
O PEGN apresenta também uma ideia que facilitou a vida de
quem mora em condomínios distantes do centro comercial: a feira livre por
encomenda. A comodidade criada pelo empresário Rafael Silva leva barracas de frutas,
legumes e verduras para dentro de 58 condomínios na grande São Paulo e em
algumas cidades do interior, que dispõem inclusive de massa fresca, caldo de
cana e até pastel frito na hora. Já são nove anos de iniciativa, responsável
por faturar de R$ 40 a R$ 80 de cada feirante participante. O vendedor Ederaldo
Oliveira conversa com a reportagem e conta que deixou o emprego de metalúrgico
para vender caldo de cana no empreendimento.
Já para quem quer alavancar a própria startup, a edição
explica como fazer para negociar com grandes empresas. O PEGN conversa com o
consultor Guilherme Massa e dá dicas para chegar com a comunicação ajustada na
hora da negociação. Ler matérias que saíram sobre a empresa e entender que tipo
de cliente ela atende são algumas das orientações dadas pelo profissional.
O Pequenas Empresas & Grandes Negócios vai aos domingos
na TV Globo, logo após o Antena Paulista, em São Paulo, e depois do Globo
Comunidade no restante do Brasil.