NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 24/06/2017 - 21:32
"Globo Rural" mostra seca na represa de Sobradinho e dificuldade de produtores da região

A represa de Sobradinho, na Bahia, já sofre com o baixo volume de chuvas pelo sexto ano consecutivo. Considerada um dos maiores lagos artificiais do mundo, ela é abastecida com as águas do Rio São Francisco e hoje está apenas com 15% da sua capacidade total.

Para conhecer a realidade dos agricultores que dependem da represa e do rio para irrigar suas lavouras, o ‘Globo Rural’ deste domingo (25/06) visita a região da divisa da Bahia com Pernambuco e mostra como um dos principais polos de produção de frutas do país enfrenta o problema.

Além de produtores estabelecidos em perímetros irrigados por canais, a repórter Ana Dalla Pria visita pequenos agricultores, que captam a água através de bombas diretamente da represa. A reportagem mostra que a distância entre esses agricultores e a água de Sobradinho aumentou de tal forma, por causa da queda do volume provocada pela seca, que está tornando economicamente inviável o processo de captação.

O programa destaca, ainda, a nova medida decretada pela Agência Nacional da Água (ANA) na última segunda-feira, dia 19, que visa evitar que a represa de Sobradinho chegue ao volume morto. Segundo a norma, está proibida a captação de água do Rio São Francisco às quartas-feiras, a não ser para abastecimento humano e animal, pelo menos até o fim de novembro deste ano.

O ‘Globo Rural’ vai ao ar aos domingos na TV Globo depois de ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.