NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 19/04/2017 - 19:57
"Caminhos da Reportagem" destaca fauna e flora do cerrado

Com árvores de raízes profundas, que absorvem a água da chuva e a deposita em reservas subterrâneas – os aquíferos –, o cerrado brasileiro é considerado o berço das águas. O bioma, presente em 15 estados brasileiros, não conta com rios caudalosos, mas suas nascentes alimentam oito das 12 bacias hidrográficas do Brasil. “O fato de ser berço não significa que tem muita. Porque quem ocupa o berço ainda é pequenininho”, compara o pesquisador Jorge Werneck, da Embrapa Cerrado. Nesta quinta-feira (20/04), às 22 horas, na TV Brasil, o “Caminhos da Reportagem” analisará a fauna e flora do cerrado.

No cerrado nascem as águas que alimentam, por exemplo, as bacias dos rios Tocantins, Parnaíba e São Francisco. No entanto, esse berço está ameaçado pela ocupação desordenada do solo e desmatamento do bioma, seja para a construção de cidades e ferrovias, ou por atividades econômicas como a agropecuária. Estima-se que pelo menos 50% da vegetação nativa tenha sido destruída desde os anos 1970. Como consequência desse desmatamento, ocorre o desaparecimento de nascentes e rios.

A fragilidade do cerrado foi atestada na Emater de Goiás. “O cerrado é um bioma dentro de vários biomas. Por exemplo: buriti. Ele nasce nas veredas alagadas. A mangaba: nos altos de serra e no terreno arenoso. Então, o pacote tecnológico que você faz para a mangaba não serve para o buriti. O que você faz para o buriti não serve para a mangaba”, explica a engenheira agrônoma Elainy Pereira, que criou um bosque com espécies do cerrado em Goiânia.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2017  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.