NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 23/08/2016 - 16:21
"Diálogo Brasil" estreia com entrevista do paratleta Leomon Moreno nesta terça na TV Brasil

O programa “Diálogo Brasil” recebe o atleta paralímpico da seleção brasileira masculina de goalball, Leomon Moreno, na entrevista de estreia da atração da jornalista Carla Maia nesta terça (23/08), às 20h30, na TV Brasil.

O jogador, que vai representar o país nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, fala de suas expectativas e dos principais adversários que a seleção vai enfrentar durante a competição que acontece de 7 a 18 de setembro na Cidade Maravilhosa.

Eleito o melhor atleta paralímpico em 2014, Leomon conta ao Diálogo Brasil como se interessou pela modalidade. Lembra que de tanto acompanhar seus dois irmãos mais velhos, também deficientes visuais na prática do goalball, acabou tomando gosto pelo esporte.

O esportista ainda revela os desafios do esporte paralímpico e destaca que o incentivo e o patrocínio são essenciais para que o atleta consiga bons resultados. “O patrocínio não é da forma que a gente quer e da forma que a gente pensa ser, assim como é no futebol no Brasil (…), mas com certeza a gente teve uma evolução muito grande. Antigamente a gente fazia o goalball por amor, por gostar do esporte, mas hoje em dia a minha vida financeira vem do esporte”, afirma.

No programa, Leomon também ressalta a necessidade de tornar o goalball mais conhecido no país. O esporte, que é disputado por deficientes visuais, foi criado em 1946 para reabilitar veteranos da Segunda Guerra Mundial. Hoje, a modalidade é praticada em 112 países dos cinco continentes.

A bola possui um guizo em seu interior que emite sons para que os jogadores saibam sua direção. O goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo e nas paradas oficiais.

No goaball, a quadra tem as mesmas dimensões da de vôlei e as partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra há um gol e os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária.

O Diálogo Brasil, novo programa de entrevistas da TV Brasil, discutirá toda semana, assuntos da atualidade, como política, educação, esporte, cultura e saúde com especialistas. O debate vai ao ar toda terça-feira, às 20h30. A entrevista de estreia será apresentada pela jornalista da emissora e também atleta paralimpica, Carla Maia que é cadeirante.

A profissional participou da cobertura dos Jogos Paralímpicos de Londres. Além de jornalista, ela compete no tênis de mesa. Carla já representou o país em dois mundiais e disputou os Jogos Parapanamericanos. Na TV Brasil, faz reportagens para o telejornal Repórter Brasil e também para o Repórter DF.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.