NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Globo
 
MANCHETES

» 26/12/2025 - 20:59
Pequenas Empresas Grandes Negócios destaca reaproveitamento de tecido de guarda-chuva, resíduo plástico em prancha de surf e ovos da Gracyanne

O Pequenas Empresas & Grandes Negócios deste sábado (27/12) abre em clima de festa esportiva com o centenário da Corrida de São Silvestre, que neste ano deve reunir cerca de 50 mil corredores - o maior público de sua história. Max Tavares percorre pontos icônicos do circuito para mostrar como o crescimento das corridas de rua, com alta de 25% no pós-pandemia, movimenta uma cadeia de negócios, da produção de uniformes à tecnologia para cronometragem.

Em Blumenau (SC), uma indústria de roupas e acessórios sustentáveis criou peças exclusivas para esta edição especial da corrida. Em Taboão da Serra (SP), uma empresa especializada em medição de tempo esportivo comemora 41 anos consecutivos cronometrando a São Silvestre, garantindo o resultado oficial da maior corrida de rua do país.

Já em Caxias do Sul (RS), um negócio familiar produz as 55 mil medalhas que serão entregues a quem completar o percurso — peças que também conquistaram mercados internacionais. A matéria acompanha ainda a médica e ex-BBB Thelma Assis, que se prepara para participar pela primeira vez.

No litoral norte de São Paulo, Déborah Morato apresenta o terceiro episódio da série Feito com Propósito, destacando o trabalho de Thiago Oliveira, criador de um projeto que transforma resíduos plásticos em pranchas de surf. Conhecidas como “Trashboards”, essas pranchas se tornaram ferramentas pedagógicas usadas em oficinas sobre sustentabilidade, responsáveis por retirar três toneladas de resíduos da natureza em quase uma década. A iniciativa, que atende semanalmente cerca de 70 crianças, mantém horta, biblioteca e galeria de arte, e também se sustenta financeiramente ao oferecer cursos, vivências e palestras para empresas.

A edição traz também o caso dos “ovos da Gracyanne”, campanha fictícia que viralizou ao simular um negócio real e mostrou como uma boa narrativa pode parar o feed e gerar conversa nas redes. Felipe Godoy, diretor de marketing de uma plataforma digital responsável pela criação da ação, ressalta que ferramentas desse tipo tornaram-se acessíveis também a pequenos empreendedores.

Gracyanne Barbosa, atriz, influenciadora e protagonista da campanha, relembra como o projeto ganhou realismo e ampliou sua visão sobre negócios no ambiente online. A pauta se conecta ao estúdio de tatuagem de Coto e Alessandra, que utiliza ferramenta gratuita de design gráfico online para desenvolver marca, produzir conteúdo e fortalecer presença digital.  

Já Marcelo Baccarini apresenta orientações para pequenos negócios, como definir poucas metas realmente viáveis, conhecer profundamente os números da empresa, negociar melhor com fornecedores e trabalhar presença digital — hoje indispensável em qualquer segmento.

Encerrando o programa, Pedro Lins apresenta, em Petrópolis (RJ), o trabalho de Juliana Pinto, que reaproveita tecidos de guarda-chuvas quebrados para criar casacos, bolsas e acessórios impermeáveis. Criada a partir de um projeto universitário de moda sustentável, a iniciativa já retirou quase três toneladas de resíduos da natureza com apoio de cooperativas e doadores locais. Com produção enxuta e vendas online, Juliana fatura entre R$ 20 mil e R$ 25 mil por mês e planeja, para 2026, ampliar a confecção e levar seus produtos para outros estados.

O Pequenas Empresas & Grandes Negócios vai ao ar na TV Globo, antes do É de Casa, com direção geral de Fernanda Telles, produção executiva de Gabriel Jacome, coordenação de produção de Aline Gutierrez e redação final de Cristiane Ballerini.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2025  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.