No Pequenas
Empresas & Grandes Negócios deste sábado (15/11), Pedro Lins mostra uma
inovação criada por uma startup brasileira que utiliza tecnologia e ciência
para despoluir rios, lagos e mares. Fundada pelo oceanógrafo Bruno Libardoni, a
plataforma flutuante estimula o crescimento de algas nativas que absorvem
poluentes e equilibram a vida aquática. A biomassa coletada é reaproveitada em
produtos sustentáveis, como biofertilizantes e bioplásticos, em parceria com uma
empresa especialista em compostagem.
Com unidades
instaladas em locais como a Praia Vermelha (RJ), Lagoa da Pampulha (BH) e
Guaíba (RS), a empresa já alcançou faturamento de R$ 600 mil anual e recebeu R$
980 mil em investimentos anjo.
Em São
Paulo, Max Tavares apresenta o segundo episódio da série Imigrar &
Empreender, com a história de Rajana Olba, músico e luthier sírio que chegou ao
Brasil em 2015. Refugiado da cidade de Sweida, na Síria, Rajana transformou o
isolamento da pandemia em oportunidade, aprendendo a fabricar o alaúde,
instrumento que domina desde a adolescência. Hoje, produz de 5 a 8 instrumentos
por mês, com preços entre R$ 4 mil e R$ 10 mil, e mantém 21 alunos. O episódio
também conta com participação especial do ator e músico sírio Kaysar Dadour.
Ainda na
capital paulista, Marcelo Baccarini traz dicas para empreendedores se
prepararem para o Natal, como investir em vitrines decoradas, antecipar ações e
criar kits personalizados com base no histórico de compras dos clientes.
Encerrando o
programa, na Bahia, Pedro Lins conta a história de Bárbara Diana da Silva
Aguiar, fundadora de um salão especializado em cabelos crespos e cacheados e
que criou o tratamento Espuma Black. Com apoio de instituições do Governo,
Bárbara expandiu sua marca, criou três linhas exclusivas de cosméticos e agora
transforma seu salão em um instituto, que oferecerá cursos gratuitos para
mulheres negras.
O Pequenas
Empresas & Grandes Negócios vai ao ar na TV Globo, antes do É de Casa, com
direção geral de Fernanda Telles, produção executiva de Gabriel Jacome,
coordenação de produção de Aline Gutierrez e redação final de Cristiane
Ballerini.