O ‘Profissão Repórter’ desta terça-feira (28/10) investiga o
mercado que movimenta milhões de brasileiros em busca de sucesso nas redes
sociais. As equipes de reportagem do programa, comandadas por Caco Barcellos,
mostram quem consegue transformar influência digital em negócio e quem ainda
tenta prosperar nesse ambiente competitivo, abordando desde os “coaches” que
prometem ensinar a ganhar dinheiro até pequenos empreendedores e criadores que
fazem da internet seu principal meio de trabalho.
Os repórteres Chico Bahia e Talita Marchiori mostram o
contraste entre o sucesso de influenciadores como Lívia Brasil, que exibe nas
redes uma vida de luxo e prosperidade, e a realidade da maioria dos brasileiros
que tenta seguir o mesmo caminho. Segundo a pesquisadora Rosana Pinheiro
Machado, cerca de 25 milhões de pessoas buscam ganhar dinheiro na internet, mas
muitas acabam enfrentando dívidas e frustrações ao tentar reproduzir o
desempenho de “coaches” e criadores bem-sucedidos.
O repórter Everton Lucas mostra como a internet se tornou uma
ferramenta essencial para pequenos empreendedores como Neli e Zé Iris, que
transformaram a própria casa, na zona oeste de São Paulo, na sede da ‘Neli
Doces’. O casal, que deixou os antigos empregos para abrir o negócio de confeitaria,
usa as redes sociais para divulgar e vender seus produtos, um movimento que,
segundo o Sebrae, já envolve sete em cada dez pequenos empresários do país.
Em São João de Meriti, no Rio de Janeiro, o repórter André
Neves Sampaio e o repórter cinematográfico Francisco Gomes acompanham o
trabalho de Matheus Cauã, jovem de 22 anos que ensina moradores de comunidades
a usar as redes sociais para divulgar serviços e alcançar independência
financeira.
A repórter Danielle Zampollo mostra o crescimento do mercado
de afiliados, que já reúne mais de 5 milhões de brasileiros que ganham
comissões ao promover produtos de grandes empresas do e-commerce nas redes
sociais.
A reportagem registra um evento em São Paulo que reuniu
centenas de criadores e vendedores digitais e acompanha o casal Fernanda Padula
e Júnior Invernizzi, que transformou a divulgação de itens domésticos em um
negócio rentável. Com mais de 600 mil seguidores, eles trabalham até 16 horas
por dia para manter o engajamento e hoje faturam cerca de R$ 15 mil por mês.
O Profissão Repórter vai ao ar na TV Globo, logo após Aberto
ao Público.