Nesta quinta-feira
(23/10), às 21h30, o documentário científico Dopamina - Os Efeitos das Redes
Sociais no Cérebro estreia no Curta!. A atração parte de pesquisas e
depoimentos com especialistas, e questiona com humor os hábitos e
comportamentos relacionados aos aplicativos. A direção é de Léo Favier, com
produção da ARTE France e da Les Bons Clients.
Laurent
Madelain, especialista em comportamento humano, explica como os reforços moldam
as interações com os aplicativos. ‘Quando somos recompensados de forma
imprevisível, seja com likes, mensagens ou descobertas inesperadas, nosso
cérebro entra em um estado de antecipação. A incerteza dessas recompensas cria
um loop vicioso, onde nos sentimos compelidos a rolar o feed em busca de mais
gratificação’, explica.
Outros
especialistas narram que, com o tempo, esse padrão de comportamento se
transforma em hábito. A motivação inicial de receber recompensas é substituída
pela rotina diária. Ao entrar no metrô ou esperar em uma fila, o cérebro
automaticamente recorre ao telefone, sem pensar na possível recompensa.
A produção
apresenta dados, revelando que na França e na Alemanha o tempo de tela já chega
a 3h30 diárias, um aumento significativo em relação a alguns anos atrás. Nos
Estados Unidos, esse número ultrapassa as 4 horas, superando o tempo gasto
assistindo televisão. No Brasil, atinge 5h30.
Dopamina -
Os Efeitos das Redes Sociais no Cérebro tem produção da ARTE France e Les Bons
Clients.