NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Globo
 
MANCHETES

» 19/01/2025 - 20:55
Morre Léo Batista aos 92 anos

Léo Batista morreu neste domingo (19/01), no Rio de Janeiro, em decorrência de um câncer no pâncreas. Ele tinha 92 anos e deixa duas filhas, Monica e Claudia Belinaso.  

Nascido em Cordeirópolis, interior de São Paulo, em 22 de julho de 1932, “Seu Leo” esteve à frente do ‘Fantástico’, do ‘Esporte Espetacular’, do ‘Globo ‘Esporte’, do ‘Jornal Nacional’ e do ‘Jornal Hoje’.  

Na Globo desde 1969, Léo Batista começou sua carreira mais de 20 anos antes, em 1947. João Baptista Belinaso Neto, nome de batismo de Léo Batista, trabalhou nas rádios de Birigui, de Campinas e na Difusora de Piracicaba antes de se mudar para o Rio de Janeiro, em janeiro de 1952, para trabalhar na Rádio Globo como locutor e redator de notícias do programa O Globo no Ar.

Em 1954, passou a fazer parte da equipe esportiva da rádio, onde estreou narrando uma partida entre São Cristóvão e Bonsucesso, no Maracanã — e em seguida foi trabalhar na TV Rio, onde esteve à frente do Telejornal Pirelli por mais de 13 anos. Após uma passagem rápida pela TV Excelsior, chegou à Globo.   

Em sua trajetória jornalística, noticiou momentos históricos, como o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, no Palácio do Catete; a morte do presidente John F. Kennedy, em novembro de 1963; e a morte de Ayrton Senna, em 1994.

Pouco tempo após a chegada do comunicador à emissora, a equipe que viajou para cobrir a Copa do Mundo de 1970, no México, enfrentou um problema na geração do áudio e foi necessário fazer a locução dos jogos dos estúdios da Globo, no Rio de Janeiro, tarefa que coube a Léo Batista.

Ele estava na cobertura da final da Copa de 1950, quando o Brasil perdeu para o Uruguai; trabalhou na primeira transmissão interestadual da televisão brasileira, um jogo entre o Brasil e a Itália, no Maracanã, em 1956; e no segundo jogo da Copa de 1970, Bulgária e Peru, em que narrou o primeiro gol do Mundial: dos búlgaros, aos 13 minutos. Na Globo, participou, de alguma forma, da cobertura de quase todas as Copa desde 1974 e dos Jogos Olímpicos desde Los Angeles, em 1984.   

Também fez parte da equipe de quase todos os programas esportivos da Globo. Apresentou, inclusive, a primeira atração diária de Esporte da emissora, o ‘Copa Brasil’. Dedicado apenas ao futebol, foi o embrião do ‘Esporte Espetacular’, criado em 1973. Léo também chegou a ser dublador de super-heróis na década de 1960. Em 1971, ao lado de Luís Jatobá e Márcia Mendes, foi um dos apresentadores do ‘Jornal Hoje’ e por muitos anos foi ele quem apresentou o ‘Jornal Nacional’ aos sábados.  

Até 2007, Léo Batista narrou os lances decisivos dos campeonatos estaduais e do campeonato brasileiro de futebol nos “Gols do Fantástico”. Nos anos 2000, além de integrar a equipe do ‘Show da Vida’ e do ‘Esporte Espetacular’, assumiu o ‘Baú do Esporte’, nos intervalos das transmissões de futebol. Em agosto de 2011, o jornalista foi homenageado com a criação do quadro “Histórias do Léo”, no ‘Globo Esporte’, no qual dividia algumas lembranças dos seus, então, 65 anos de carreira, como a estreia de Mané Garrincha na Seleção Brasileira em 1957. Em 2024, o sportv o homenageou com a série documental “Léo Batista, a Voz Marcante”, que está disponível no globoplay e ouve amigos e companheiros de profissão para contar a trajetória do apresentador, além de mostrar uma parte da sua vida pessoal que pouca gente conhecia, como suas versões cantor, artista plástico, comediante e ator.

A última aparição na TV Globo se deu no dia 26 de dezembro do ano passado, no ‘Globo Esporte’, em uma reportagem sobre a relação do beisebol com os Jogos Olímpicos.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2025  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.